sábado, 9 de agosto de 2008

Dia dos PAIS!

Amanhã é dias dos pais. Data importante, mas que envolve muitas controvérsias. Fico pensando nestes dias como muitas pessoas nem sequer dão um beijo no próprio pai. Vivem a brigar e quase nunca expressam um gesto de carinho. Me sinto mal ao ver isso. Sei que há quem não goste do pai que tem por inúmeras razões. E convenhamos que há quem não faça por merecer tal respeito. Mas eu vim falar em especial do meu pai. Portanto...

Pai, meu mestre. Meu herói. O homem mais importante da minha vida. Aquele que seja lá o tempo que passar, a cada instante eu aprendo algo novo. A cada instante me transformo em alguém melhor. A cada instante agrega valores ao meu viver de forma extraordinária. A cada instante vejo que não poderia ter tido outro pai no mundo que não fosse ele

O pai não precisa ser aquela figura masculina que representa uma autoridade mais severa dentro de casa. Não. O pai não tem que ser radical pra proteger tudo e todos radicalmente. Não. O pai não necessariamente precisa fechar-se em sentimentos por ter medo em transmiti-los aos seus maiores amores que o rodeiam sempre em busca de sua companhia. Não. Pai está mil vezes, além disso...

Pai que se faz valer pai ama incondicionalmente acima de qualquer situação. Pai ensina respeito. Pai protege por pura segurança, mas antes de tudo, confia. Pai nos faz ser pé no chão. Pai acredita no seu potencial e te motiva imensuravelmente. Pai sabe a hora de dar bronca e a hora de dar razão ao seu filho...

Pai também fica noites acordado esperando o filho chegar mesmo sabendo como ele é. Pai também se preocupa. Pai também chora. Pai não sabe mentir porque o instinto de amor grandioso a sua preciosidade é mais forte do que qualquer coisa. Pai grita de felicidade quando você alcança uma conquista. Pai não espera acontecer, ele anda de mãos dadas.

Pai faz seu leite quente quando a tosse bate. Pai sempre ajuda na hora de resolver aquelas contas chatas que ainda não temos paciência e faz resumos pra não quebrarmos a cabeça. Pai põe-nos no colo e faz carinho. Pai leva e busca na escola. Pai se permite ser dono-de-casa e fazer surpresas. Pai não tem substituto...

Pai, aquele por qual dou minha vida. Aquele que nem sequer imagino o que seria se não tivesse por perto. Aquele que a vida me permitiu ter grandes ensinamentos, dos quais vou levar pra vida inteira. Aquele que quando tem que dizer algo, não faz rodeios e diz sem medo. Aquele que sempre fez tudo por mim e que espero sempre saber retribuir redobrado. Aquele que eu peço desculpas quando brigo por besteira, no ápice de um momento estressante quando num segundo falamos o que não devemos. Aquele que cuida tão bem... Pai, você é fundamental!

Se você tem pai, e por alguma razão está brigado, puxe pela memória momentos bons e pergunte a si mesmo: Vale a pena brigar por causa disso? Isso é mais importante do que o amor que sinto por ele? E veja como tudo muda no ato. Pai não dura pra sempre em esfera terrena. Cuide dele e o ame muito, faz bem! Eu não sei o que é não ter pai, mas sei que a presença em qual for o outro plano da vida, é inenarrável de tão sublime que chega a invadir a alma! Digo isto porque, há muitas pessoas que não têm pai e gostariam de tê-lo, enquanto que existem aqueles que têm e nem olham pro lado. E também, quem chora de saudade ou pela sua imensa falta. Valorize o seu pai!

Todo dia é dia dos pais. Todo dia merecem uma manifestação de amor. Todo dia, hoje em especial por ser apenas data, mas na convivência diária é que revelamos nosso sentimento seja qual for a circunstância. Pai, eu te amo tanto... Tanto que qualquer coisa que eu faça em qualquer forma de expressão é pouca perto do que sinto. Fecho esta minha declaração com o que sempre me diz nas horas certas: “Não deixe que ninguém invada o seu espaço, este é o seu e de mais ninguém!”

Feliz dia dos pais a todos os pais e os amem porque eles são únicos!

3 comentários:

Gabi disse...

Tem gente que é hipocrita em relação a datas. Todo o dia é o dia de agradecer pela família.

=]

Lucí disse...

Oi.. é hj é dia dos pais, a essa hora muitos comemoram, outros apenas em lembranças, concordo contigo, pai nao vem com prazo de validade, nunca sabemos o tempo que passaremos com ele, perdi o meu e sinto muita saudades.

Admiro as pessoas que tem essa capacidade que eu chamo de "calma e tolerancia". Eu nao tenho. Sofro com o meu pavio curto. Falo o que quero, arrependo-me, choro,tenho chiliques e dali 5 minutos nem lembro mais o motivo que me levou perder a cabeça.. Isso tbm dizia muito a relação com meu pai, ele tbm era assim, batiamos boca e momentos depois riamos. Herdei dele a personalidade explosiva.

Eu tbm assisto os casos de familia. Esse eu nao assisti, mas eu vejo cada coisa naquele programa.. que eu fico pensando que a louca sou eu mesmo, o resto do mundo é normal.

Eu sei bem o que é tomar antibiótico, tomei desde que nasci ate a uns 10 anos de idade, tinha infecção na bexiga, chegou um tempo que eu tive que parar de tomar, pq os remedios nao faziam mais efeito e nao tinha nada mais forte no mercado, foi cruel.

Bjoooo, bom final de semana..

Anônimo disse...

perfeito! sem mais!