sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Sina

Existem pessoas quem têm karmas. Ou seja, certas coisas as ‘perseguem’. Às vezes é um lado bom, noutros, é uma tremenda de alguma coisa sem nome que precisa de explicação e nomeação. E comigo, referente a isso, não tenho nada que assim seja a não ser, o apagão. Cujo este já falei sobre por aqui.

Sina. É o que eu classifiquei a situação que me ocorreu hoje. Ou melhor, quase sempre quando esta por assim está. Pessoas que fumam. Os fumantes. Não tenho nem terei algo contra estes. Afinal, não é isso que os define como pessoa, apesar de que refletem “bem” como são pelo uso indevido do cigarro. Lembrando: não generalizem!

No ponto de ônibus, numa fila de espera de algo ao ar livre, andando na rua ou sei lá onde mais onde for; parece que eu atraio fumaça. Não é possível! Quero entender o porquê grande parte disso acontecer comigo. Ou se é implicância de gostar de fazer isso sem se importar. Ou, se a pessoa é sem-educação mesmo!

É um dia alguém soltando baforada na minha cara em plena caminhada do dia. É sentando perto de mim com o cigarro na mão quase no meu nariz. É aspirando a fumaça no ar quase que se tivesse jorrando arruda pra se benzer. É fazendo brincadeiras de assoprá-la nos outros. É querendo se mostrar e ainda fazendo pose (muitos fazem isso, mas sei que outros não são assim. Deixando bem claro que são situações que presenciei. Okay?).

Me diz, tenho cara de parede ou sou transparente mesmo? Caramba, quase todos os dias tem alguém fumando na minha cara! O que me irrita é quando fumam perto de alguém que não conhecem e quando há espaço maior por perto, insistem em ficar justamente do lado de quem não fuma. Eu me refiro ao termo de bom senso.

Se você fuma, não o faça perto de quem não o faz. Na rua, é público. Pode fumar a vontade, mas se você está perto de outra pessoa, faça o favor de ser sensato e não fazer o outro a participar da sua fumaça. Tenho amigos fumantes, sim. Porém, todos com o juízo no lugar e a educação também. Respeitam o espaço dos outros e não são inconvenientes. E quando eu estou por perto, sempre souberam não incomodar e sim, serem solícitos!

Fumantes têm a sua idéia formada sobre o tabagismo. Assim como os não fumantes tem as suas. Respeito de livre-arbítrio. Consciência, cada um com a sua. Não é? Então! Não é advertência e muito menos crítica, mas sim; um ultimato de sensatez pra quem não sabe onde e quando fumar sem assim constranger outros.

Por isso que eu quis falar disso. E também porque, parece sina comigo, de verdade. Tantos outros lugares, e bem do meu lado? Ah, assim não dá! É desagradável ter que suportar o cheiro e ter que dar indiretas, tossir de propósito, olhar com um semblante nada amigável e a pessoa não se dar conta, achando que está tranqüilo!!!

Eu não vou mais fazer nada. Se alguém que não conheço chegar perto fumando, eu saio e vou passear! Pois, é preferível andar e receber de volta um ar fresco, a ficar parado com alguém fumando do teu lado sem perceber que não está lhe fazendo bem. E querendo ou não, um não-fumante perto de fumante, recebe, em freqüência menor, o mesmo teor de grau da fumaça. Isso prejudica sim! Dizer o contrário é melhor discutir com especialista, e não comigo!

Enfim, mero desabafo! Posso? Obrigada!

2 comentários:

Unknown disse...

É bom desabafar, botar pra fora.
Fiz isso no meu blog agora pouco...
hehhehe
beijos.

Tata disse...

Oi Tassi,
Eu fumei desde os meus 14 anos, até dois anos atrás. Não me orgulho nada disso, hj sei que além de ser simplesmente
horrível o cheiro, qta. má impressão uma pessoa fumante passa.( sem ofensas mas é feio mesmo!).
Além de amarelar dentes, diminuir a capacidade pulmonar...enfim...
bjus