sábado, 20 de setembro de 2008

O valor das pessoas atribuído a outras!

Tenho percebido durante um bom tempo, que muitas pessoas demonstram comportamentos diferentes, escondendo suas reais intenções. Pessoas que mostram ser de uma forma, mas devido a algumas circunstâncias mudam de atitude bruscamente. Talvez por medo, orgulho ferido, ou até sendo uma forma de defesa frente a suas idéias.

Não sei o que faz as pessoas mudarem tão rápido sua maneira de viver. Prefiro ter como base nisso o motivo de que foram conseqüências de suas atitudes, das quais não sei como foram surgindo. É difícil para quem passa por alguma fase, e quando vêem, estão sendo radicais tanto consigo mesmo, como com as pessoas que estão por perto, sem ter nada a ver com tal.

Críticas, ou julgamentos, não cabem a mim. Apenas, fazer observações, a qual acredito que muita gente faz. Todo mundo quando se faz uma amizade, deixa passar um tempo para ver se a pessoa é de fato, de confiança. O que é difícil ultimamente. Eu conto nos dedos quem eu sei que posso confiar, ou simplesmente, encontrar um apoio.

Existem pessoas que vêem em outras, um caminho a algum lugar. Um refúgio. Uma porta aberta para um interesse. Uma oportunidade para obter algo. Para prejudicar alguém, também. Existem, e como. Mas estas pessoas só conseguem ter algum êxito, se dermos alguma brecha. Tudo e todos transmitem sinais, e depende de cada saber ou não decifrá-los.

Há quem diga, com a mais concreta certeza, que existem também aquelas pessoas que se tornam cópias. Vivendo uma vida que não é própria de si. Tentando ser uma coisa que não pode ser. Ofuscando o próprio brilho, para dar vida a uma coisa que não lhe pertence. Definitivamente, isso prova que não sabe viver a vida que têm.

É ótimo termos amigos, companheiros a quem possamos dividir tudo de bom, ou não. É de amizade isso: compartilhar! Sejam lá quais forem os meios de se conhecer alguém. Sempre existem caminhos para sabermos escolher e deixar que entrem em nossas vidas. Porém, às vezes, o pior é inevitável: quando alguém causa uma tremenda de uma decepção na vida de outro. Eu explico.

Quando a confiança é traída. Isso machuca absurdamente. Faz um estrago, provoca uma decepção sem igual. Eu já passei por isto, sei bem como é. Antes, eu queria esganar, partir pra ignorância,extravasando toda a minha raiva. Mas hoje, eu consigo compreender melhor o porquê de às vezes termos que passar por isso.

A culpa é de ambas as partes, em termos. Quem foi prejudicado, o motivo mais óbvio para isso é a total liberdade para confiança, sem reservar um pouco a segurança. E quem prejudicou, por simplesmente não ter a mínima idéia do que é ter um amigo. E só se dar conta disto muito tarde, deve ser muito frustrante.

Acho que hoje, conseguiria perdoar uma traição deste tipo, mas nada voltaria a ser como antes. O clima estranho, a desconfiança e o medo de passar por isso novamente assombra qualquer um. Mas ficar na paranóia também não ajuda em nada, até porque, todo mundo merece sempre uma segunda chance.

E digo mais: conserve sempre os amigos que você conquistou em sua vida, eles são uma base insubstituível e pra vida toda. E cuidado com os valores que você atribui e as expectativas colocadas acima daquele que não pode corresponder, não por não querer, mas porquê só cabe a você tornar fato.

2 comentários:

Unknown disse...

Querida Tassi,

Obrigado pelas felicitações!
Achei lindo o que vc escreveu pq é mais pura verdade.

"E digo mais: conserve sempre os amigos que você conquistou em sua vida, eles são uma base insubstituível e pra vida toda."

Essas pessoas são sem dúvida alguma, o melhor presente que alguém pode ter. Amigos..graças a Deus eu posso dizer que tenho!

Beijos..

Mariana Dandara * disse...

Eu sempre digo que se existe amizade, ou amor, ou o que seja, sempre existe um risco de decepção. E concordo em dizer que a culpa acaba sendo dos dois, isso é se devo chamar de culpa, acho uma palavra muito forte, sei lá. Eu, conto nos dedos de uma unica mão as pessoas que confio de olhos fechados, que se caso me decepcionassem, me fariam perder o chão! E acredito que não confiar rapidamente, é algo muito bom, que com o passar do tempo, descobrimos e o fazemos.

Beijão Tassi, adoro você, MESMO! :*